Tópicos recentes

Atualizações por e-mail

Cadastre-se e receba as atualizações do site no seu e-mail. Sempre que algo for publicado, você recebe um aviso no final do dia.

Seu e-mail:

Fornecido por FeedBurner

Arquivos mensais


« | Página Inicial | »

Quer melhorar seu cérebro coma mais peixe!

conico

No American Journal of Nutrition publicou uma pesquisa que foi realizada em que os padrões de consumo de peixe em população de aproximadamente quinze mil idosos na China, Índia, Cuba, República Dominicana, Venezuela, México e Peru, e se confirmou resultados de estudos anteriores, em que se constatou que o consumo de peixe está associado a um menor risco de demência. Essa é a primeira vez que o efeito é demonstrado em países fora do eixo Europa e América do Norte, e esta também foi a maior pesquisa já realizada ate hoje.

Em todo o mundo mais de vinte quatro milhões de pessoas apresentam o diagnóstico de demência, sendo que suas causas mais comuns são a doença de Alzheimer e a doença cerebrovascular. Se estima que cerca de dois terços dos casos de demência encontram-se em países pobres e em desenvolvimento, porém esse é um problema que tem sido relativamente negligenciado nesses países. Com esse estudo a recomendação de que devemos comer peixe foi reforçada, de no mínimo duas vezes por semana para prevenção de doenças cardiovasculares.

E o ômega-3 é o grande responsável por essa proteção, que é um tipo de gordura com efeitos antioxidantes, antiinflamatórios, antiateroscleróticos e neuroprotetores. E também já se sabe que existem peixes que são muito ricos em ômega-3, como é o caso do atum, sardinha e salmão. Vale ressaltar que sardinha e atum em lata também contem. Em pesquisa realizada pela Escola Paulista da Medicina foram avaliadas as sardinhas em lata disponíveis no mercado e chegou a conclusão que o nível de ômega-3 muito bom. Mas o peixe frito já deixa de ser um protetor do coração e cérebro.

O derrame cerebral pode acontecer por causa de um rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro, mas sua causa mais comum é o entupimento de um vaso e conseqüente interrupção do fluxo sanguíneo para uma região do cérebro, provocando a morte das células dessa região. A isto se dá o nome de isquemia cerebral. Quando as pessoas pensam em derrame cerebral, uma imagem que comumente vem à cabeça é a de uma pessoa com seqüelas na cadeira de rodas. É uma doença grave mesmo: a principal causa de morte em nosso país. Mas nem sempre é grave e muitos deles acontecem sem chamar a atenção de niguém.

salmao

O consumo regular de peixes ricos em Ômega 3 (ex: sardinha, atum, salmão) pelo menos duas vezes por semana já é bem reconhecido como uma atitude que reduz o risco de doenças cardiovasculares e também a Doença de Alzheimer. A última edição da revista Neurology ( agosto 2008) publicou uma pesquisa que demonstrou pela primeira vez que o consumo regular de peixes ricos em Ômega 3 (≥ 3 vezes por semana) reduz a chance de acúmulo de pequenas isquemias cerebrais. O estudo foi desenvolvido ao longo de cinco anos com mais de 3600 finlandeses com mais de 65 anos.

No estudo também foi avaliada a carne vermelha presente e foi evidenciado que seu efeito foi o oposto do encontrado com o peixe: quanto maior o consumo, maior o risco de demência. Esses resultados são consistentes com outras pesquisas prévias. Além disso, recentemente foi demonstrado também que quem come menos carne vermelha vive mais. Foi calculado que entre 11 e 16% dessas mortes poderiam ter sido evitada, e se as pessoas comessem menos carne vermelha, e a redução do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares poderia chegar a 21%. As carnes vermelhas contêm grande quantidade de gordura saturada que por sua vez está associada ao aumento dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do risco de câncer. E ainda as carnes vermelhas tem compostos carcinogênicos, que reconhecidamente podem ser ainda mais concentrados nas carnes processadas.

É recomendado que as pessoas pelo menos diminuam de comer carne vermelha. Limitar o consumo de carnes vermelhas e processadas a menos de 10% das calorias diárias já é o suficiente. Nesse sentido, dietas com altos teores de carne vermelha como fonte de proteína, não garantem bons resultados à saúde quando se pensa a longo prazo. Mas um peixe de duas a três vezes por semana é fantástico.

Leia Também

Dicas para deixar sua memória muito melhor!

Colesterol veja dicas de como se alimentar!

Depressão na mulher

Faça sua saúde cintilar pegue um sol!

Perfeccionismo é qualidade ou defeito?

Janaina Feitosa

Categoria: Saúde | Comente aqui »

Comentários e opiniões dos leitores


Importante: se você espera uma resposta por email, certifique-se de colocar o endereço corretamente.

Comentários Recentes